História do Queijo

  




Apreciado desde a pré-história, o queijo é um dos alimentos mais ricos e saborosos jamais fabricados pelo Homem. Os Nômades encontravam nele uma segura fonte de nutrientes; Gregos e Romanos deram-lhe lugar de destaque; na Europa medieval foram desenvolvidos métodos de fabrico e formas de conservação. Hoje, são conhecidas mais de 400 espécies de queijo.
A riqueza nutritiva do queijo e o seu sabor forte deram-lhe a preferência dos homens, ainda na era neolítica. A descoberta da ordenha foi fundamental para a obtenção de um alimento que pudesse viajar com as tribos nômades  Mas mesmo assim o leite estragava-se com facilidade. Nas suas viagens, os primeiros homens terão percebido que, agitando o leite que transportavam em bolsas fabricadas com o tecido estomacal dos animais, ele se transformava numa pasta mais sólida, devido às suas propriedades coagulantes do coalho. Terão começado, assim, a bater o leite com ramos, a espremê-lo em cima de pedras e a deixá-lo secar ao sol, para a obtenção do precioso queijo. Há mesmo quem defenda que o queijo terá sido inventado antes da manteiga.
Na Suméria e Babilônia o queijo já era um alimento conhecido. Também o referem testemunhos dos egípcios, hebreus e caldeus. Nos banquetes das antigas Grécia e Roma, os queijos eram apreciados pelas classes privilegiadas, que, na ânsia de provar sabores diferentes, começaram a introduzir ervas aromáticas no processo de confecção. São conhecidas receitas gregas de bolos à base de queijo de cabra e de ovelha.
O romano Columelo, apreciador da boa mesa, noticia o fabrico do queijo num tratado de gastronomia datado do séc. I a.C. Por esta altura, tinha sido descoberta a prensa, que permitia obter queijos de pasta comprimida. Foi com os romanos que se desenvolveu o comércio do queijo. Roma importava queijo de locais tão distantes como a Suíça e a Saboia  tendo introduzido, provavelmente através dos seus soldados, o fabrico do queijo em todos os recantos do Império, incluindo a Lusitânia.
No séc. VIII, Carlos Magno descobriu os queijos com manchas esverdeadas antepassados do Roquefort, durante uma viagem a Rueil-en-Brie.
Ao longo dos séculos, os Mosteiros Medievais desenvolveram as técnicas de transformação de leite em queijo. Algumas ordens religiosas ganharam fama devido à qualidade dos seus queijos, fruto das rígidas regras de higiene a que obedecia a sua confecção. Os monges mostraram aos camponeses como manter os animais saudáveis, ensinaram-lhes a conservar o leite e a curar o queijo. Durante a Idade Média terão nascido as especialidades regionais que ainda hoje fazem as delícias de qualquer bom gourmet.


Queijos




O queijo é um dos mais antigos produtos derivados do leite. Pode ser fabricado com leites de diferentes animais, tais como vaca, cabra, ovelha, búfala. O mais usado é o de vaca, por ser produzido em maior escala.
Entende-se por queijo o produto fresco ou maturado, obtido por separação parcial do soro do leite ou leite reconstituído (integral, parcial ou totalmente desnatado), ou de soros lácteos, coagulados pela ação física do coalho, de enzimas específicas, de bactéria específica, de ácidos orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem agregação de substâncias alimentícias e/ou condimentos e especiarias, aditivos especificamente indicados, substâncias aromatizantes e matérias corantes, A legislação complementa essa definição, reservando o nome queijo, exclusivamente, aos produtos em que a base láctea não contenha gordura e/ou proteínas de origem não láctea.
A fração proteica é cerca de 6 a 10 vezes maior que a do leite; o teor de cálcio é 4 a 8 vezes maior. Queijo fresco é o que está pronto para consumo logo após sua fabricação. Queijo maturado é o que sofreu as trocas bioquímicas e físicas, durante um determinado espaço de tempo, necessárias ao desenvolvimento das características próprias dessa variedade.

Os queijos são preparados pela precipitação da caseína do leite a partir da adição, de renina ou outro agente coagulante. A coalhada resultante (caseína precipitada) é, em seguida, separada e salgada, podendo ser inoculada com microrganismos especiais que irão produzir, pelo seu metabolismo, produtos que conferem odor e sabor característicos. Além disso, as enzimas proteolíticas formam peptídios a partir da caseína, conferindo sabores característicos a cada tipo de queijo.
Sua fabricação envolve alguns procedimentos gerais e outros que são específicos para cada tipo. O leite utilizado na produção de queijos frescos tem, obrigatoriamente, que ser pasteurizado.

A tecnologia de fabricação compreende as seguintes etapas básicas: coagulação do leite; corte da coalhada  para liberação do soro; colocação da massa obtida em formas sob pressão, ou não, dependendo do queijo; salga e embalagem. Alguns queijos necessitam de maturação, que pode ser feita antes ou após a embalagem; em alguns casos, o queijo é deixado maturar por certo período, depois do qual é embalado e levado para completar a maturação.
Maturação ou amadurecimento é a fase final do processo de fabricação dos queijos, conferindo aroma, consistência e textura característicos de cada variedade. Consiste na manutenção sob condições de temperatura e umidade controladas durante períodos variáveis de tempo. Durante esse período, o queijo pode mudar de uma massa dura e sabor suave, para um produto macio e de sabor característico.
Segundo a legislação brasileira, os queijos são classificados em duas categorias, baseadas no conteúdo de matéria gorda no extrato seco e no teor de umidade. Em termos de gordura, os queijos são subdivididos em: extra gordo ou duplo creme (mínimo de 60%); gordo (45% a 59,9%); semi gordo (25% a 44,9%); magro (10% a 24,9%) e desnatado (menos de 10%).

De acordo com o conteúdo de umidade, são subdivididos em queijos de baixa umidade (massa dura, com até 35,9%); queijos de média umidade (massa semidura, entre 36% e 45,9%); queijos de alta umidade (massa branda ou macios, entre 46% e 54,9% e queijos de muito alta umidade (massa branda ou moles, não inferior a 55%.




Tipos de queijo e características
...




Comentários

Postagens mais visitadas